O laser é um grande avanço no tratamento de varizes, esta técnica foi importada da Europa que já passou por diversos aperfeiçoamentos e estudos científicos.
Nesse tratamento não é necessário remover a safena, pois com este método a veia permanece, mas sem ocasionar transtornos circulatórios, o próprio organismo se encarrega de desviar o sangue que passava por ali para outras veias saudáveis.
Para microvarizes, que são de calibres menores e mais sinuosas, a opção é a operação tradicional, pois esses vasos não permitem a passagem da fibra óptica. A cirurgia a laser é indicada no tratamento das veias tronculares, veias de maior calibre, como a safena.
Outra grande vantagem desta técnica é o tempo de recuperação no pós-operatóiro, que é menor que o da cirurgia convencional, podendo voltar às atividades normais dentro de um ou dois dias, além de diminuir significativamente a dor e o aparecimento de hematomas.
O tratamento a laser é mais simples e o menos agressivo.
Uma microfibra óptica da espessura de um fio de cabelo é introduzida na veia doente, até o ponto entupido, usa-se o laser de diodo para evaporar o sangue de ponta a ponta, permitindo inclusive que as ramificações da veia sejam conservadas sem danos.
A veia é totalmente fechada, perdendo sua função, e o organismo se encarrega de desviar o sangue que parava por ali para outras veias saudáveis, evistando a retirada do nervo safena.